NÃO TOQUEM NAS MINHAS MÃOS

Valeria Guglietti (AR)



MUSEU DA MARIONETA Claustro
13 de Maio às 23h30


DURAÇÃO
20 minutos
TÉCNICA
Sombras
PÚBLICO-ALVO
Para todos
IDIOMA
Sem palavras

CRIAÇÃO E ACTRIZ-MANIPULADORA Valeria Guglietti

Uma arte única, em que a combinação de mãos e dedos num ecrã branco podem contar um milhão de histórias, mantida apenas por uma mão cheia de indivíduos em todo o mundo: as Sombras com as Mãos. A fantástica evolução da normal sombra, num criativo espectáculo, complementado por música e efeitos sonoros. Uma reminiscência de antigos serões familiares e de espectáculos de magia do século XIX...

Um espectáculo em que as sombras chinesas se encontram com o cinema mudo, as marionetas, o humor e a música para criarem uma colecção de histórias cheias de humor que fascinam todo o tipo de públicos.

Valeria Guglietti é uma eximia “marionetista de sombras feitas com as mãos”. As suas mãos adquiriram uma enorme destreza a partir dos estudos de piano na sua infância e juventude, executando os seus espantosos números com uma vitalidade incrível, demonstrando a agilidade impressionante dos seus dedos. Com estes, consegue imitar todos os tipos de criaturas e insuflar-lhes vida. Conta pequenas histórias com grande habilidade e o público fica espantado com o seu espectáculo e a sua maravilhosa técnica. Há uma grande fascinação quando as sombras das mãos de Valeria se transformam subitamente numa criatura viva.

E entre os distintos blocos de histórias, Valéria ainda nos surpreende com um repertório de números clássicos desta técnica especial do teatro de sombras, como o coelho, o cão que fala, o senhor do chapéu, os dois macacos que falam, discutem e acabam beijando-se, o cisne, o pássaro que voa, e muitos outros que figuram nos livros, mas que ninguém consegue fazer por muito que se esforce. Pois bem, todos esses números são realizados com uma surpreendente naturalidade, sinal inequívoco da sua mestria.

From the beginning of time man has coexisted with his shadow. He began playing with his hands drawing ephemeral forms. Then the Chinese turned these shadows into an art form which has been spread all over the world. With a simple contrast of light and shadow, Valeria Guglietti depends on the wondrous capacity of her hands to create this show, a Chinese shadows spectacle where silent film, puppets, comics and music transport us to a magical world where we can enjoy her stories and characters to the fullest.

Sem comentários: