LA BELLE ET LA BETE

Scopitone & Cie (FR)



C.A.Ma - Centro de Artes da Marioneta

13 de Maio às 24
14 e 15 de Maio às 23h

DURAÇÃO
15 minutos
TÉCNICA
Teatro de objectos
PÚBLICO-ALVO
Maiores de 10 anos
IDIOMA
Françês
LOTAÇÃO LIMITADA
CRIAÇÃO E ENCENAÇÃO Cédric Hingouët INTERPRETAÇÃO Didier Lahaye

Cédric Hingouët e a sua companhia Scopitone estão de volta, após o sucesso da sua versão “desenfreada” do Capuchinho Vermelho, que esteve no FIMFA Lx6. Agora com novos números incluídos neste ciclo intitulado “Ze Patrècathodics”... Um divertimento absolutamente surpreendente em cena no interior de um televisor acompanhado pelo playback do narrador em vinil, de voz nasalada e uma versão muito livre e pessoal de contos clássicos.

Duas histórias que narram de uma forma inesperada, para um punhado de espectadores, dois bestsellers internacionalmente conhecidos, A Bela e o Monstro e A Pequena Vendedora de Fósforos apresentados por manipuladores incomuns sob a forma de performances televisivas para marionetas “desconjuntadas”, de uma forma completamente louca, com a ajuda de bonecas Barbie, de televisores dos anos 60, com gira-discos, a 45 rotações, e de outros objectos vintage, Scopitone volta-se com ternura e poesia para os contos obsessivos da nossa infância.

La Belle et la Bête: uma performance televisiva para marionetas datadas e um domador efeminado.

MONSTRO, fisicamente "agradável", desportivo, com uma boa situação, tem gosto por certas músicas (45 rotações), jardinagem (rosas), marionetas. BELA, afectuosa, sensual, sincera, cortês, séria, fiel, submissa, têm interesses comuns pela vida em castelos e mais afinidades! Discrição assegurada. Resposta para Scopitone & Cie, em Lisboa.

No programa… contos do repertório clássico. “A Bela e o Monstro”,.... “A Pequena Vendedora de Fósforos”... E não vamos dizer mais nada. Apenas um conselho: olhem bem cada objecto, estiquem as vossas orelhas, abram os vossos olhos, observem um trabalho executado ao milímetro, com uma colecção cuidadosa de objectos de culto, de símbolos, de cores... não se esqueçam de nada, é todo um mundo ressuscitado durante o tempo do espectáculo. Deixem as crianças com a ama, não têm grande coisa a fazer aqui, não ficarão seriamente chocados, mas o seu universo aqui amadureceu... - Karagöz.

The French company Scopitone&Cie presents new versions of their Ze Patrècathodics cycle… An absolutely surprising amusement in the interior of an old television, followed by the playback narrator, in vinyl record, with a nasal voice and a very free and personal version of old classic stories. Two known internationally bestsellers, The Beauty and the Beast and The Little Match-Seller, are presented by two uncommon performers, in a completely mad and naughty way, with the help of Barbie dolls, televisions from 60s, old pickups and other vintage objects... The result it’s an old-fashioned TV clip with kitsch humour… A must!

Sem comentários: