O Grande Palco da Arte das Marionetas em Lisboa!



FIMFA Lx8
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS
13 a 25 de Maio de 2008


Cerca de 5 mil marionetas são esperadas no FIMFA Lx!

A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 13 a 25 de Maio, a 8ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – Fimfa Lx, com direcção artística de Luís Vieira. Um projecto artístico renovador e aberto a novas tendências, onde cerca de dezasseis companhias profissionais apresentarão algumas das suas mais recentes criações.

O FIMFA Lx afirmou-se desde 2001 como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação e descentralização, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais. Espectáculos que revelam técnicas ancestrais estarão aqui em confronto com linguagens inovadoras.

Estão previstas cerca de cem representações, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, exposições, cinema, etc., num projecto de dimensão internacional que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

O FIMFA Lx8 é desenvolvido em conjunto com várias entidades, destacando-se a parceria estratégica com a EGEAC, e as co-produções com o Teatro Maria Matos, o Museu da Marioneta e a Fundação Oriente, para além dos apoios e parcerias efectuados com o Centro Cultural de Belém, Inatel/Teatro da Trindade, Câmara Municipal de Lisboa, Embaixada Real dos Países Baixos, entre outros. No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx efectua ainda uma extensão ao Teatro Aveirense, em Aveiro, com o objectivo de difusão dos espectáculos do festival.

O FIMFA Lx persiste no seu desejo de revelar a diversidade e liberdade criativa das marionetas, permitir a descoberta desta arte milenar, popular, tradicional, mas que também soube abolir as fronteiras e as hierarquias com as outras artes, contribuindo para o teatro contemporâneo. Nunca a criação marionetística foi tão dinâmica e presente.

Espaço de tensão entre a tradição e a modernidade, a marioneta, encontra a sua justa matriz no mundo da arte contemporânea. Insubmissa, corrosiva, imaginativa, reivindicativa, sensual, cruel, revolucionária. Iremos comover-nos com os objectos e seres mais inusitados, que ganham vida, muitas vezes recolhidos no lixo urbano ou construídos com materiais mais nobres, madeira, tecido, metal... fragmentos do quotidiano, mas que falam às nossas consciências, de sentimentos, relações, política, guerra, violência ou amor...
Desenhado numa perspectiva de transversalidade artística, o FIMFA Lx desenvolve uma programação que integrará uma enorme diversidade de técnicas (sombras, objectos, manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas... Uma cruzada pelo reconhecimento da arte das marionetas como um dos campos artísticos mais inovadores na criação.

Os espectáculos programados revelarão a múltipla utilização da marioneta nas artes cénicas de vários países, Reino Unido, Holanda, China, Índia, França, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal. Temas como a guerra, o amor, arte, a memória, a desigualdade social, entre outros, serão alvo de diferentes abordagens. A marioneta para apreender o mundo com um outro olhar.

Neste sentido, esperam-se dias de fruição e debates artísticos, para além de discussões criativas junto dos nossos espectadores. O FIMFA pretende continuar a revelar talentos e a implementar a discussão em torno da arte do movimento.

FIMFA Lx – 8 anos!
O Mundo, a Guerra e o Amor no grande palco do Teatro de Marionetas!