CAPUCHINHO VERMELHO XXX

Teatro de Marionetas do Porto (PT)



MUSEU DA MARIONETA

17 de Maio às 23h e 18 de Maio às 18h

DURAÇÃO
40 minutos
TÉCNICA
Teatro de objectos
PÚBLICO-ALVO
Maiores de 12 anos
IDIOMA
Português

ENCENAÇÃO
E INTERPRETAÇÃO
João Paulo Seara Cardoso


Uma experiência de animação de objectos numa desconcertante adaptação à cena de “Capuchinho Vermelho”. Rigorosamente para adultos com sólida formação moral.

Será que já reparou que O Capuchinho Vermelho é uma história onde só se fala de comer?

João Paulo Seara Cardoso apresenta um saboroso espectáculo de teatro de objectos (perecíveis)...

Tudo começa, tranquilamente, sobre a toalha plástica de uma mesa de cozinha um pouco antes da hora do jantar, até ao momento em que… a hortaliça espalhada sobre a mesa se transforma em floresta.

A partir daí o universo balança, os espaços vacilam, os tempos mudam e assistimos petrificados à metamorfose culinária do conto, numa sequência de gestos e imagens vertiginosas. A personagem, um burocrata tímido, lívido, deixa-se levar, no espaço apertado da sua cozinha, por um saboroso delírio de invenções surrealistas.

É um espectáculo hilariante, efémero como uma boa refeição, mas do qual nos recordaremos durante muito tempo... Um Capuchinho hard-core...

O Teatro de Marionetas do Porto comemora vinte anos! Desde a sua formação a companhia produziu e apresentou 32 espectáculos. Todas as suas produções representam experiências extremamente diversas ao nível da contemporaneidade do teatro de marionetas, procurando encontrar novas formas de concepção e manipulação, novos caminhos no que diz respeito à interpretação e ao relacionamento com outras áreas de criação, como a dança, as artes plásticas e a música. A prática teatral da companhia, actualmente, revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente actualizado, e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade.

E tudo se embala, sobre esta mesa, ao ritmo da música dos discos que ele muda constantemente naquele gira-discos... O pequenino burocrata passa para a velocidade superior, numa espécie de vertigem visual na qual pensamos reconhecer Tex Avery ou Chaplin, numa cena em que o frango e a salsicha se entregam a uma cena de amor “hard” enquanto o danado do gira-discos debita o “Je t’Aime” de Jane Birkin. É o delírio... Este pequeno burocrata genial chama-se João Paulo Cardoso. – Bernard Chopplet, L’Ardennais

An experience of objects manipulation in a baffling adaptation to the scene of “Little Red Riding Hood”. For adults only with solid moral formation. Did you already notice that The Little Red Riding Hood it’s a story that only talks about eating? João Paulo Seara Cardoso presents an appetizing show of objects manipulation (perishables)… Everything starts over the plastic towel of a kitchen, when the vegetables over the table become a forest. Hilarious show, ephemeral like a good meal, but we will remember it after a long time… An hard-core Red Riding Hood…
Teatro de Marionetas do Porto, one of the most well know puppet companies in Portugal, celebrates 20 years, and presents in Lisbon, one of its first astonishing creations.

Sem comentários: