ANARKELI

Prakash Bhatt (IND)



MUSEU DO ORIENTE

21, 22 e 23 de Maio às 22h15

24 de Maio às 12h30 25 de Maio às 17h30

PÇ. LUÍS DE CAMÕES

21, 22 e 23 de Maio às 18h


DURAÇÃO
20 minutos
TÉCNICA
Marionetas de fios
(marionetas tradicionais do Rajastão)

PÚBLICO-ALVO
para todos
IDIOMA
Sem Palavras


ACTOR-MANIPULADOR
Prakash Bhatt


A tradição das marionetas do Rajastão, uma das mais conhecidas na Índia. Uma arte ancestral e internacionalmente reconhecida. A oportunidade única de observar de perto um dos grandes mestres indianos e as suas belas marionetas.

O Kathputli, que no idioma hindi significa literalmente “marionetas que dançam”, é a arte das marionetas de fios da província do Rajastão. A sua origem remonta muito provavelmente ao século VIII, no seio dos Bhatt, casta de marionetistas e músicos do Rajastão, com o objectivo de entreter os Marajás, uma vez que a caça e os combates já não eram suficientes para os divertirem. A sua popularidade foi crescendo, realizando-se os seus espectáculos em mercados, escolas, aldeias...

Tradicionalmente, são as mulheres que pintam os seus rostos e confeccionam o seu guarda-roupa, os homens constroem as cabeças em madeira, normalmente de madeira de mangueira, e manipulam as marionetas, de um modo geral, através de um único fio, fixado numa das suas extremidades, no alto da cabeça e, a outra, na cintura. Um dos factores mais interessantes e curiosos é o linguajar característico dos marionetistas, produzido por articularem os sons através de uma espécie de “palheta” (com um efeito similar à dos nossos Robertos ou do Punch), feita de um pequeno pedaço de bambu e de pele, chamada de boli. A utilização de assobios estridentes cria uma dinâmica e uma alegria especial à sua actuação.

O espectáculo de Prakash Bhatt mantém-se fiel à arte popular e tradicional de Kathputli, diferentes marionetas indianas (o malabarista, a dança do ventre, o mágico, o Marajá no seu cavalo, o encantador de serpentes...) surgem em diferentes danças, ao ritmo da música tradicional do Rajastão, que irão fascinar pela sua força e autenticidade...

The Kathputli which literally means in Hindi “dancing Puppets”, is the string puppets art from Rajasthan area in India.
It was initially conceived around the 8th century by the Bhatt family, which was a Rajasthan puppeteer and musician cast. They played this show in order to entertain the Maharadjah, who was getting bored with hunting and battles.
In this show, which remains faithful to the traditional and popular art called Kathputli, various Indian puppets (juggle, magician, Maharadjah on his horse, snake charmer) follow one another, dancing on Rajasthan traditional music rhythms.Prakash Bhatt, puppeteers master from Rajasthan belongs to this famous puppeteers caste which transmit their know-how for many generations. In love with his art, he hopes to perpetuate and pass on to a large audience (adults and children) who will be under the spell of this strong and genuine ancestral art.

Sem comentários: